top of page

MUNDO REAL X MUNDO PERCEBIDO

Atualizado: 30 de out. de 2019

Por que as pessoas percebem a realidade de maneiras distintas? Por que algo que traga alegria para uns pode significar tristeza para outros? O que pode influenciar a nossa percepção da realidade?



Será que a realidade é igual para todos? Será que todas as pessoas enxergam o mundo da mesma maneira? E para responder estas perguntas, vou falar um pouco sobre a neurociência.


Veja se faz sentido para você:

1) não há som se não existe alguém para escutá-lo;

2) não há sabor se não existe alguém para prová-lo;

3) não há cores e formas dos objetos se não existe alguém para enxergar isso.


As coisas no mundo existem independentemente uma das outras e, por existirem, possuem atributos físicos e químicos que lhe são peculiares. Vou citar o exemplo das ondas do mar: saiba que as ondas do mar NÃO emitem som; elas emitem vibrações que se propagam no ambiente e estas vibrações, só serão transformadas em som, se nas proximidades, houver qualquer ser vivo, dotado de um sistema nervoso, capaz de sentir essas vibrações e percebê-las como som. Assim, quando essas vibrações são “transformadas” em som, conseguimos escutar as ondas do mar.


Existem, portanto, dois mundos na natureza: o MUNDO REAL, com suas particularidades químicas e físicas, e o MUNDO PERCEBIDO, que nada mais é do que nossa interpretação do mundo real. Serão estes 2 mundos iguais? A resposta para esta pergunta é NÃO! O mundo percebido é DIFERENTE do mundo real.


E como percebemos o mundo? Como captamos todas essas "coisas" do mundo real e formamos nosso próprio mundo, e formamos nossa própria realidade? Através dos nossos 5 sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Portanto, nossos sentidos funcionam como receptores, capazes de captar todas informações externas, organizando-as e transformando-as em informações que serão "entendidas" e interpretadas pelo nosso cérebro e, consequentemente, por nós. Mas isso eu posso explicar detalhadamente em um outro artigo.


Assim, para que vocês entendam melhor, podemos citar novamente um exemplo: imagine 02 pessoas escutando uma determinada música. Estas pessoas poderão perceber a mesma música, de formas diferentes, ou não. Talvez para uma delas, aquela música signifique alegria (lembrando-se de um momento feliz em sua vida) enquanto que para outra esta mesma música pode significar tristeza (lembrando-se de um acontecimento triste em sua vida). Isso se deve ao fato de que estas pessoas foram submetidas a diferentes experiências e influências ambientais durante suas vidas. E podemos ir mais além: talvez a mesma música seja percebida de formas diferentes pela mesma pessoa, em momentos distintos de sua vida. Isso porque a mesma pessoa, passa por diversos estados fisiológicos e psicológicos, ao longo de um dia e ao longo da vida (saúde, doença, estados emocionais) fazendo que a percepção desta pessoa por essa música, seja diferente, dependendo de como ela estiver naquele determinado dia.


Com isso podemos concluir que a sua realidade depende única e exclusivamente da percepção que você dá a esta realidade. E esta percepção, esta interpretação que você dá à realidade, depende de seu “mapa neural”, que é formado através de suas experiências e influências recebidas durante sua vida. Tudo que você viu, sentiu e ouviu durante sua vida, influenciará a sua percepção da realidade. Então, não podemos dizer que algo é certo ou errado, que tal pessoa tem razão ou não, pois tudo depende da sua interpretação.


Por isso, procure sempre buscar algo positivo em tudo que acontece em sua vida. Sempre aprenda com seus erros. Se fracassou, não interprete isso como fim do mundo. Não fique se vitimando e se martirizando. Levante a cabeça, aprenda com esse fracasso, veja o que errou pra que você não cometa os mesmos erros e bola pra frente. NUNCA DESISTA APÓS UM FRACASSO! As pessoas de sucesso nunca desistem logo no primeiro fracasso, nem no segundo, terceiro, centésimo ou milésimo. Elas transformam seus fracassos em aprendizados e nunca desistem até realmente chegarem onde querem chegar.


2.109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page