top of page

Diferença entre SER PRODUTIVO X SER OCUPADO


Dia desses eu recebi uma ligação de um amigo de muitos anos, que acabou me encontrando nas redes sociais. Ele disse que estava gostando das minhas postagens e que queria umas dicas de como ter mais tempo para fazer as coisas.


Ele disse que tinha voltado de férias fazia 01 mês e que estava com a mesa atolada de trabalho para fazer. E desde que tinha voltado, não conseguia diminuir suas tarefas aliás, pelo contrário, ele percebeu que não saía do lugar nas últimas semanas. E eu perguntei: “Mas porque você não consegue diminuir seu trabalho?” no que ele respondeu: “Acho que é porque eu quero fazer tudo ao mesmo tempo! Mas não consigo terminar as coisas que tenho que fazer e elas vão acumulando. Eu vivo muito ocupado, com reuniões, e-mails, as pessoas não param de me pedir as coisas toda hora. Às vezes até em casa eu tenho que responder e-mails para tentar ganhar tempo! Mas parece que nunca tenho tempo pra nada e o pior, meu trabalho não diminui!”


Bom, essa história tem tudo a ver com o que quero falar agora: a grande diferença entre ser PRODUTIVO e ser OCUPADO. E para entender essa diferença, faça a seguinte pergunta para você: “Eu estou alcançando os resultados que eu quero? Eu estou atingindo meus objetivos?”


Se sua resposta for SIM, parabéns! Você está sendo PRODUTIVO. Porém se sua resposta for NÃO, com certeza você está muito OCUPADO!


Existe uma crença, um viés que, se você está com a agenda cheia, você é uma pessoa trabalhadora, você está produzindo mais! Isso é uma mentira, pois de nada adianta uma agenda cheia de tarefas que não te levam a nada! A PRODUTIVIDADE está relacionada aos seus RESULTADOS!


Então aqui vão algumas dicas para você, deixar de ser OCUPADO e passar a ser mais PRODUTIVO:


1) Tenha clareza: pessoas ocupadas não tem nem tempo de pensar sobre seu futuro, enquanto que pessoas produtivas sabem exatamente onde querem chegar. Então, o primeiro passo é tomar consciência de 2 coisas: onde você está e onde você quer chegar.


2) Dê prioridade ao prioritário: pessoas ocupadas tem várias tarefas para resolver e vivem apagando fogo; pessoas produtivas têm prioridades bem definidas, de acordo com sua visão de futuro. Portanto, faça uma lista de tudo que você deseja e coloque em ordem de prioridade e importância para você agora!


3) Pratique a MONOTAREFA: as pessoas ocupadas querem fazer tudo ao mesmo tempo enquanto que, pessoas produtivas, fazem UMA COISA DE CADA VEZ. Portanto, após definir suas prioridades, foque somente no que é mais importante hoje e que, de forma indireta, pode trazer resultados também para os outros pontos da sua lista! Fazer muito é diferente de fazer bem!


4) Blinde seu ambiente: pessoas ocupadas dizem SIM para tudo enquanto pessoas produtivas dizem NÃO para o que não é prioridade naquele momento, sejam pessoas ou qualquer outra atividade. Portanto, minha dica é que você desligue as notificações do seu celular, feche as janelas da internet, coloque um fone de ouvido (mostrando dessa forma para outras pessoas que neste momento, você está focado em uma tarefa) e bora produzir!


Eu sempre digo, PRODUZA UM BOM DIA! E se tudo isso fez sentido para você, marque aqui nos comentários alguém que você gosta e ajude essa pessoa a ser mais produtiva!

168 visualizações0 comentário
bottom of page