top of page

Cuidado! Saiba que seu cérebro descarta muitas informações que podem estar prejudicando seu futuro

Saiba mais sobre como funcionam os filtros de nosso cérebro e como eles influenciam na percepção da nossa realidade.

 

Todos os dias recebemos um bombardeio de informações, que são captadas pelos nossos 5 sentidos, e processadas pelo nosso cérebro. Porém, a maioria deste processamento ocorre de forma automática. Isso acontece por 2 motivos: o primeiro, e o mais óbvio, é porque se você tentasse processar tudo isso de forma consciente, provavelmente seu cérebro entraria em pane. O segundo motivo é para que haja uma economia de energia, de forma que ela possa ser utilizada em nossas atividades conscientes como raciocinar sobre algo, resistir a tentações e planejar o futuro.


E como ocorre essa economia de energia? O que nosso cérebro faz para que isso aconteça é filtrar rapidamente as informações, priorizando as que parecem relevantes e descartando todo o resto. E, como eu disse, isso ocorre de forma muito rápida devido a centenas de atalhos que o nosso sistema automático utiliza, baseado em algumas regrinhas, tornando esse filtro muito efetivo.


E qual o resultado deste filtro? O resultado disso é que muitas informações que não são relevantes para nosso cérebro, são descartadas, e isso faz com que não consigamos vivenciar o mundo tal como ele é, pois muitas de nossas percepções deste mundo acabam sendo filtradas. E como cada um possui seu filtro específico, a percepção da realidade acaba sendo diferente de pessoa para pessoa. Além do mais, como essa filtragem é automática, costuma ser difícil acreditar que isso esteja acontecendo. E daí vem a justificativa consciente: "Que ironia do destino!"


Existe algo que possa ser feito para alterarmos este filtro e assim, mudarmos a percepção da nossa realidade? Apesar de não conseguimos "desligar" este filtro, podemos ajustar suas configurações de uma forma prática e simples, de forma a conseguir mudar nossas percepções.


Mas como fazer esse ajuste? A principal maneira é simplesmente nos antecipando e definindo para nosso cérebro, o que é realmente "mais importante" para nós, para que isso não seja filtrado e descartado. Definindo nossas intenções e expectativas antecipadamente, podemos influenciar as informações que chegam à nossa consciência, de modo que elas não sejam filtradas, alterando assim, a percepção do nosso dia, rumo à realidade que desejamos ter. E você, qual sua intenção para o dia hoje? Qual sua expectativa? Antecipe-se ao seu cérebro pois o que você espera que aconteça, tende a acontecer.


Gostou? Compartilhe e comente.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page